My Golden Dress | Os 19 meses da Sara – a creche, o xixi na sanita e muita brincadeira
Sara, family, my daughter, filha, 19 meses, 19 months, potty training, school, creche, alimentação, milestones, Solange Hilário
792
post-template-default,single,single-post,postid-792,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,select-theme-ver-3.4,menu-animation-underline,wpb-js-composer js-comp-ver-5.0,vc_responsive

Os 19 meses da Sara – a creche, o xixi na sanita e muita brincadeira

É verdade.

Sara 2 meses

sara com 2 meses

Já passaram 19 meses (um ano e sete meses) e a nossa eterna bebé todos os dias nos mostra que cresceu mais um bocadinho.

Entramos oficialmente na fase em que todos os dias há uma palavra nova no vocabulário, uma habilidade motora aperfeiçoada e, a mais recente novidade, muita vontade de fazer xixi na sanita.

Já diz: Mamã, papá, Sol (é a cadela, mas para ela são as duas), ‘mamão’ (que é o cão), (avó), (avô), xia (Sofia, a prima), bebé, sada (Sara), chá (que é efectivamente o chá, que ela adora, mas também é água), boua (bola), xixi, coco, pipi (sim, ela diz pipi) e entre outras coisas, como banana, batani (batata) e por aí fora.

O xixi e o cocó foram a grande surpresa: Ela começou a ficar agarrada à fralda cada vez que a sujava e de um dia para o outro começou a dizer… ‘ ah! xixi… cocó’ – Fiquei incrédula. Não pensei que fosse acontecer tão rápido. E fiquei ainda mais quando dei com ela a abrir o tampo da sanita enquanto dizia ‘xixi mamã, xixi’.

Está mais que visto que está para breve o ‘Potty Training’.

E as birras? Já vos falei nas birras?

Sara chorona

isto, afinal, não era nada de mais, em comparação… até era fofinho

São muitas: Para vestir, para calçar, para pentear, para dormir… Mas muito raramente são para comer. A Sara come muito bem. Gosta muito de arroz, frango, ervilhas, feijões e fruta, todas as frutas. Come fruta com casca, directamente da fruteira sem problema , até laranjas se eu deixasse, por isso posso considerar-me uma felizarda na área da alimentação. Se a Sara se recusar a comer só há duas opções: Ou é porque se está a preparar para pedir maminha ou porque está doente.. Sim, ainda mama e muito, o que na verdade tem dificultado um bocadinho a integração na creche.

Sara

Tivemos a preocupação de procurar uma creche onde, mais importante do que ter mil atividades e encher os miúdos de informação desnecessária nesta idade na tentativa de criar miúdos sobredotados, fosse primordial o carinho, houvesse tempo para colo e mimo como a Sara tanto gosta. Tenho uma menina muito carinhosa que adora dar beijinhos e abraços e precisa muito de colo. Sem a maminha e a mamã por perto, sempre soube que ela precisava de um lugar onde pudesse ter toda essa atenção.

Sara

Felizmente conseguimos encontrar uma creche assim e a Sara, que ainda fica na escolinha a chorar de manhã, já começa a ambientar-se junto dos amiguinhos e da educadora. Desengane-se quem acha que o processo de aprendizagem é só da Sara porque tanto eu como o Sérgio ficamos com o coração do tamanha de uma formiga cada vez que a deixamos – Afinal ela ficou em casa comigo um ano e meio, não é fácil para nós deixarmos a nossa vida nas mãos de terceiros e ir simplesmente trabalhar. Eu começo logo a contagem decrescente para a hora de ir buscá-la.

” Já só faltam 5 horas… Passa rápido!”

“Ligaste para lá? Como é que ela está?” – estas são as perguntas do Sérgio cada vez que me liga durante a manhã.

 

Enfim…

Estamos todos a entrar numa nova fase das nossas vidas.

  • A mãe voltou ao ativo com vários projectos em simultâneo (que muito em breve partilharei convosco).
  • A Sara, já está na creche, conversa muito, canta, pede para fazer xixi na sanita, come bem, adora animais e brincar na rua, no jardim e no parque.
  • O pai trabalha muito, 12 horas por dia, mas chega a casa ansioso por ver a princesa, mesmo quando na grande maioria das vezes já está a dormir.

 

us 3 - S

Somos uma família bonita – stressada ás vezes, sempre a correr, mas não nos esquecemos de como é importante o tempo para brincar, dar miminhos e sermos uns para os outros.

Um beijinho e boa semana!

 

S

 

No Comments

Post a Comment